28
ago

Uspopulares: analisando a quantidade de downloads de teses e dissertações da USP

A USP tem o portal que possibilita o acesso a dissertações de mestrado, teses de doutorado e teses de livre docência publicados pela Universidade. Em uma página de uma tese temos meta-dados interessantes, como a unidade, área de conhecimento, orientador e quantidade de downloads do documento.

No entanto, os meta-dados não estão disponíveis como dados abertos (deviam!), o que dificulta análises automatizadas. Por isso eu criei um web crawler, que é um robô que acessa cada página do portal e baixa os meta-dados para um arquivo em formato aberto (json). Para construir o crawler utilizei o framework Scrapy (linguagem Python), que se mostrou uma excelente escolha.

Esse código já é a base para a futura construção de uma aplicação, na qual o usuário possa estabelecer critérios de comparação para explorar essa base de dados. Além disso, espero construir algumas visualizações gráficas desses dados também. Por ora, fiz uma análise preliminar efetuando comandos diretamente na base de dados. 

Português, Brasil
18
ago

Notas sobre o livro Domain-Driven Design

Apresento aqui algumas notas de leitura sobre o livro "Domain Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software", de Eric Evans. O DDD, design dirigido pelo domínio, é uma abordagem de desenvolvimento de software voltado para domínios complexos. Conjuntamente com os princípios SOLID, padrões de projetos, escrita de código limpo e desenvolvimento dirigido por testes, considero o DDD uma das grande práticas para que o desenvolvedor faça um uso mais correto e proveitoso do paradigma de orientação a objetos.

Texto disponível em: https://github.com/leonardofl/ddd/raw/master/ddd.pdf.

13
abr

Some hints on installing Arch Linux on Dell Vostro 5480

Arch Linux is a great distro for people who wants to learn the behind the scenes about GNU/Linux systems. And it's a good way to assemble a very light environment. Morever, the community is very engaged by producing documentation and providing install packages.

Here are some additional hints for helping you on the first steps of Arch Linux installation. I'm posting them because I had some difficulties with such points. But reading the official documentation is mandatory ;)

23
set

Elasticsearch no Radar Parlamentar: filtrando votações por palavras-chaves

Radar Parlamentar e ElasticSearchO Radar Parlamentar mostra a conjuntura de uma casa legislativa considerando um certo conjunto de votações realizadas nessa casa. Uma das principais maneiras de selecionar esse conjunto de votações é determinar o período. Exemplo: quero analisar o posicionamento dos parlamentares considerando o ano de 2014. Outra abordagem complementar é por tema: quando o assunto é "meio ambiente", por exemplo, será que as proximidades entre parlamentares se alteram muito em relação ao quadro original que considera todas as votações do período? Para possibilitar tal análise, o Radar possui uma funcionalidade de filtro de palavras-chaves. O usuário pode entrar com palavras como “ambiente, verde” e ver o que acontece.

Português, Brasil
21
jul

Dicas FISL16

Vai aqui uma lista de algumas indicações de programas, tecnologias, lugares, mídias etc. sobre as quais ouvi falar no FISL16. Possivelmente vale a pena dar uma conferida nelas!

21
jun

Google, Microsoft e Apple unidas por uma web menos livre

Iniciativa conjunta vai impactar diretamente na privacidade e autonomia dos usuários, seus dados serão coletados sem seu consentimento e você não poderá fazer nada sobre isso.

A "web" (www) e a internet tem como uma de suas características fundamentais a utilização de padrões abertos, públicos e transparentes.

9
jun

Entrega Contínua no Radar Parlamentar

A ideia de entrega contínua é que cada entrega no repositório que passe por uma bateria de testes automatizados deva ser automaticamente implantada em produção! Ou seja, fez commit, já tá em produção! Confira nesse post a implementação de um fluxo de entrega contínua para o projeto Radar Parlamentar!

Português, Brasil
28
fev

Dia Internacional dos Dados Abertos 2015

No dia 21/02/2015 foi celebrado o Dia Internacional dos Dados Abertos (Open Data Day). Para comemorá-lo, diversas organizações de todo o mundo realizaram eventos em suas cidades.

A ideia geral dos eventos era realizar atividades ligadas à temática de Dados Abertos, que geralmente se focam em dados governamentais - mas não precisa ser restrito, em alguns países já há um debate sobre dados corporativos abertos, mas esse debate deixo para outro texto. =)

Aqui em São Paulo as atividades foram organizadas por nós, do PoliGNU, a comunidade Transparência Hacker, e a Controladoria Geral do Município (CGM-SP), teve apoio financeiro da Open Knowledge Foundation e teve como sede o Laboratório Hacker, se focou em dados e informações públicas e contou com mais de 30 pessoas ao longo do dia.

18
nov

20 anos de design patterns

Neste sábado, 15/11/14, tive a oportunidade de assistir a uma palestra com Ralph Johnson no Centro de Competência em Software Livre da USP. O Ralph eh um dos Gang of Four, os autores do clássico livro sobre Design Patterns [1] publicado em 1994, um dos livros mais conhecidos da história da programação.

 

E este post conta sobre essa palestra...

Bate papo com o Jon "maddog" Hall

Na próxima quarta, 10/09, às 14hs teremos uma bate papo do Jon "Maddog" Hall, com apoio do CCSL e promoção do NAPSoL.

O evento será realizado no auditório do CCSL e será mediado por Luciano Ramalho (Garoa Hacker Clube e PythonPro).
Não haverá inscrição prévia, nem cobrança de taxas. Aproveitem essa oportunidade de conversar com o Jon Hall!

Sobre Jon "Maddog" Hall:
Jon "Maddog" Hall é o Diretor Executivo da Linux International,1 uma associação sem fins lucrativos de empresas de grande relevância internacional na área de TI que desejam promover sistemas operacionais baseados em Linux. O apelido lhe foi dados por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação. Segundo o próprio, ele prefere ser chamado pelo nome "maddog". O próprio Hall afirma que o apelido "vem de um tempo em que eu tinha pouco controle sobre o meu temperamento". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Hall)

Localização do CCSL:
http://ccsl.ime.usp.br/pt-br/localizacao

Português, Brasil
Inscreva-se em PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP RSS